segunda-feira, 28 de julho de 2014


Artigo de opinião:

FUTURO, QUE FUTURO?

O ser humano prega-se inteligente. Mas é de pensar. O ser humano diz querer viver muito, se possível, para sempre, todavia, mata-se um pouco todos os dias; no mais do tempo fica desejando o futuro, esperando por ele. Onde está a inteligência, se no futuro está fixado o prazo de validade de cada um dos seres humanos, ou seres vivos?

Acabo de ouvir uma publicidade no rádio, publicidade de uma imobiliária. No meio do texto, ouve-se: – “Que venha o futuro”. Que frase tosca, burra. Sim, eu sei, a maioria ouve essa bobagem e esfrega as mãos, é isso mesmo… Isso mesmo umas pitangas. Aliás, dizer – Que venha o futuro – é o mesmo que dizer – Que venha a minha velhice! Levando adiante a conversa, é bom que fique claro que não existe futuro, futuro é uma invenção humana diante de sua passagem fugaz pela terra ou pela vida. Quando é que o futuro chega? A pergunta é para você, quando é que o futuro chega? Isso mesmo, nunca. Este momento de agora é o futuro de um dia no passado de nossas vidas. Ocorre que o tempo, como tempo, não existe, nós é que nos deterioramos desde o berço até o último suspiro, nós, não o tempo. Tempo é vazio, é eternidade do nada…

Quanto tens agora no banco, na poupança? Pouco? Muito? Isso e futuro. Quer dizer, momento presente é futuro, é presente e é passado. O que temos agora, em casa ou no banco, é o resultado do trabalho, do trabalho de ontem? Simplesmente do trabalho.
Dizer – Que venha o futuro – é jogar com a estultícia das cabeças em maioria, nunca vai chegar esse futuro. Mas o cara que pensou o anúncio vai ganhar dinheiro hoje à tarde, à noite, daqui a pouco… Ele vai ganhar, vai ganhar hoje, agora, não no futuro.

Volto aos pensadores antigos: só temos o aqui e agora. Só. Os sábios os vivem intensamente, os néscios deixam para amanhã.

FUTURO
Quem quiser ter futuro que se mexa agora, daqui a pouco já é tarde. O guri vadio que não estuda, é bom que comece a se coçar em cima dos livros, deixar para a segunda-feira que vem não vai dar certo. O vendedor que pode sair cedo da cama e fazer várias visitas ainda pela manhã mas que deixa tudo para a tarde quando chegar ao freguês esse já terá feito o pedido de outro vendedor, que levantou cedo… Vale para tudo e para todos. Não existe futuro, existem aqui e agora bem vividos. Chega a ser constrangedor ter que dizer isso, mas os “santinhos” da vida precisam ouvir…

OUÇA
Como não ficar irritado com “verdades” que são – repentinamente – descobertas por autoridades do ensino no Brasil? Ouça esta manchete: – “Formação docente é gargalo da Educação”. Aí você vai ler a notícia e dá de cara com esta preciosidade: – “Capacitar os professores é a opção mais viável para melhorar o desempenho dos alunos”. É o que aponta o estudo Formação Continuada de Professores no Brasil, o Instituto Airton Sena e o Boston Consulting Group. Era só o que faltava! Precisaram fazer pesquisas para descobrir essa obviedade? Quem não sabe que professor qualificado qualifica mais os alunos em sala de aula?
E quem não sabe que quem qualifica o professor é ele mesmo, hein? Ora, vão descobrir quantos lados tem uma bola!

FALTA DIZER
Se você não quiser que seus filhos, sobrinhos ou afilhados sofram bullying no colégio, é fácil: não lhes dê educação, faça-os crescer demoníacos, insuportáveis. Serão ídolos no colégio… Queres apostar?

28 Julho, 2014 as 10:10 por Luiz Carlos Prates
          (Postado por Geison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário